top of page

SOBRE

     A Administração Pública vem deparando-se com um novo ambiente global: exigências sociais, tecnologias e conceitos de desenvolvimento de projetos inovadores que exigem adaptação a essa nova realidade. Neste ambiente, torna-se imperativo profissionalizar a gestão e aprimorar a oferta dos serviços públicos. O resultado que se espera é alcançar maior eficacia, com custos mais racionais. Diante disso, os eventos que se apresentam, são importantes espaços de reflexão e tornam-se instrumentos de difusão do conhecimento.

   O III Simpósio Internacional de Gestão Pública e o 2º Encontro de Pesquisadores neste campo de atuação da UnB são instrumentos importantes para fomentar o diálogo entre a academia, grupos de pesquisa e a administração pública.

Objetivo: 

   Desvelar realidades, pensar, analisar, discutir e apontar alternativas que possam refletir melhores serviços para a sociedade brasileira por via da seleção de dirigentes para a alta administração pública.

Principais questões:

 

1- Como as experiências de Portugal e Chile, no processo de recrutamento e seleção para dirigentes da alta administração pública podem inspirar o Governo Brasileiro a adotar medidas para avançar nesses processos seletivos?

2- O intercâmbio de experiências internacionais sobre seleção de dirigentes na alta administração pública entre os diversos grupos de pesquisa e o trabalho no campo da administração pública promovem o desenvolvimento de conhecimento no tema?

3- Como superar as dificuldades apontadas por Portugal e Chile no processo de implantação de uma nova cultura

de seleção para dirigentes da alta administração pública no Brasil?

4- Que agenda de compromissos em torno do tema recrutamento e seleção de dirigentes da alta administração

pública no Brasil pode ser construída em conjunto com a academia, sociedade civil e governo federal?

EIXOS TEMÁTICOS:

1. Competências e Processos de Recrutamento e Seleção na Administração Pública

Este eixo temático lança o desafio de pensar, de forma relacional e compreensiva, modelos e competências com a finalidade de estimular  a discussão  de experiências contemporâneas. Para isso, reconhece as questões relacionadas ao  processo de definição de modelos, implementação e monitoramento desses processos na administração pública, destacando o envolvimento de seus diferentes atores.

2. Cultura Política e Cargos na Alta Administração Pública.

Este eixo lança o desafio de estimular o diálogo sobre a influência da cultura política nas ações da burocracia governamental. Tradicionalmente, o funcionamento do Estado Brasileiro e sua administração não têm respondido de forma efetiva à sociedade. Nesta temática, procura-se dialogar  sobre a cultura política do  conjunto de instituições e os tênues limites de responsabilidades, liderança e  empreendedorismo dos dirigentes da alta administração pública. Desta forma, conceitos como democracia, processo decisório e participação são os pilares que fundamentam essa discussão.

 

bottom of page